Escola

Escola

terça-feira, 14 de abril de 2015

Isabella em Contos

          Nossa escola teve a honra de receber nesta tarde a visita do historiador e escritor Luiz Carlos Ponzi que doou para a escola o livro "Isabella em Contos".                                       Nossos mais sinceros agradecimentos.


                        


          Realidade ou ficção? Bem, uma mescla dos dois. Assim poderia ser descrito o livro Isabella em Contos (Quatrilho Editorial, 96 págs), do historiador e escritor Luiz Carlos Ponzi.
            A obra traz 11 contos inspirados na história caxiense e ambientados na fictícia cidade de Isabella - na verdade, a própria Caxias. Com saltos de 10 em 10 anos, começando em 1905 e chegando a 2005, o autor vai desfiando histórias que bem retratam a alma e a evolução dessa comunidade de colonização italiana: a saudade daqueles que deixaram a terra natal para se aventurar em solo brasileiro, as festas de antigamente, o contato com outras culturas que aos poucos se mesclam àquela trazida da Itália, a modernização econômica e dos costumes, tudo permeado por um humor peculiar.
         O nome escolhido para a Caxias ficcional é tanto uma homenagem à uva mais tradicional da região quanto uma crítica ao fato desta e de outras cidades serranas terem recebido nomes pouco ligados à história da imigração.
          Isabella em Contos foi editado com recursos do Financiarte.

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2015/03/livro-isabella-em-contos-sera-lancado-sabado-em-caxias-do-sul-4719542.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário